Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ford Belina II L 4x4 1985


Com o fim da produção do Jeep no Brasil, a Ford sentiu necessidade de lançar um substituto. Assim, foi lançada a Pampa 4x4, em 1984. Na época, o único modelo nacional com esse tipo de tração era o Toyota Bandeirante.

No ano seguinte, a Belina também ganhou esse sistema de tração, se tornando a primeira perua de passageiros com tração integral fabricada no país. No final das contas, acabou não fazendo tanto sucesso quanto as 4x2. E, por falta de durabilidade e confiabilidade, logo saíram de linha.
Isso faz da versão ainda mais rara de se ver nos dias atuais.

Este exemplar parece muito bem conservado, mas falta pelo menos uma das peculiares calotas das rodas. Além disso, também chama a atenção o nome "Belina" na tampa do porta-malas. Originalmente, vinha escrito "Corcel" e, na lateral do veículo, "Belina". O bagageiro parece ser original, e a pintura (pelo menos a cor) também.

No geral, um digno representante dessa rara versão!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

5 comentários:

  1. Taí um belo achado !!!

    E esse modelo conta com o cubo "roda livre" na traseira, peça muito vista nos antigos Toyota e em outros utilitários 4x4, fazendo com que o carro não fique "amarrado" mesmo tendo a tração desligada.

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir
  2. um dia eu fui em um ferro velho procurar peças para o meu Del Rey,dai logo na entrada vi uma Pampa com parachoques quadrados de ferro,eu me abaixei e vi aquele diferencial traseiro,se ela tivesse documento eu deixava meu Del Rey la e voltava de pampa =D

    ResponderExcluir
  3. Só tinha visto até hoje Belina 4x4 em propagandas antigas, parabéns pelo achado, realmente uma raridade.

    ResponderExcluir
  4. Túlio, comprei uma hoje em Minas gerais. Gostaria de encontrar o manual dela e mais informações. Se alguém souber, fico grato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...