Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


terça-feira, 14 de junho de 2011

VW (Mac Laren) Passat Julia 1983


Na minha modesta opinião, esse é um dos flagras mais brilhantes que já fiz sobre o mundo automotivo. São pouquíssimos os que conhecem esse fora-de-série de fibra nacional da década de 80. Ainda mais raro que os Passat Dacon, com vocês, o Passat Julia:




Primeiramente fabricado pela Dankar, posteriormente teve sua patente e os moldes adquiridos pela empresa Mac Laren (diferente da internacional McLaren), conhecida por produzir embarcações.

Uma espécie de Frankenstein, o fora-de-série carioca possui, por exemplo, o parabrisa do Fiat 147 como vidro traseiro, lanternas do Opala e maçanetas de Alfa Romeo. Teve duas "gerações", sendo que a primeira - de 1979 a 1982 - era equipada com conjunto dianteiro do Passat contemporâneo e, a partir de 1983, vinha com o conjunto de quatro faróis, dos Passat mais novos.

Quanto ao interior, curiosamente tem vidros laterais traseiros que baixam, apesar das 2 portas, graças ao sistema idêntico ao dos Passat 4 portas. A versão também contava com volante esportivo e o painel levemente modificado.

Existe uma dúvida nesse ambiente a respeito da nomenclatura desse modelo. Apesar de ser conhecido e chamado por todos os apreciadores de carros por "Julia", ha indícios de que os documentos trazem a inscrição "Julie". Numa busca rápida no site do Detran, verifiquei a versão digital do documento e notei que, com essa unidade, não é diferente. No final das contas, como tantos, prefiro confiar na galera e optar por "Julia".

Infelizmente, esse é um dos pouquíssimos remanescentes e se encontra em condições precárias. Apesar do estado, não se trata de uma situação irreversível. As rodas são raras, mas equipam originalmente o Passat Dacon. Outra alteração feita, a mais estranha, foi a tentativa de instalação de uma grade dianteira de Chevette. Alegria e tristeza ao ver a cena desse rarissíssimo veículo.

Curiosamente, a imagem foi feita próximo à Ilha do Fundão, onde funcionou a fábrica da Mac Laren carioca até meados dos anos 80.

Esse foi mais um post em homenagem ao amigo passateiro André Grigorevski!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

31 comentários:

  1. Eita, bela garimpagem! Realmente, uma restauração é possível. Por ter boa parte em fibra, pelo menos ferrugem é algo que não vai aparecer por todo o carro. E parece que esse aí tem alguns detalhes interessantes, como as rodas Jolly. Grade, faróis, lanternas novas, tudo isso dá pra encontrar. O problema maior seria ver se o painel não tem as famosas rachaduras.

    A denominação oficial da "fábrica" era Passat Julia mesmo. Também já reparei que nos documentos costumava vir "Julie", ou ainda "MON / JULIE". Por isso já vi anúncios dizendo "Vendo Passat Monjulie" (bizarro...). O "MON", já vi em alguns outros veículos fora-de-série, então creio que seja algo relacionado a este tipo de veículo.

    Um amigo em Niterói comprou um pra restauração, onde o antigo dono havia instalado o conjunto de faróis e grade do... Alfa Romeo 2300! Aliás, Niterói tem pelo menos mais 3 Julia rodando, 2 deles em muito bom estado.

    Apesar de muito raro hoje, lembro quando eu era criança e já fuçava nos classificados (isso lá pro início dos anos 90) e era relativamente comum ver, todo domingo, 1 ou 2 anúncios desses carros (e também dos Dacon). Eram carros, digamos, menos raros no Rio daqueles tempos. De lá pra cá infelizmente isso mudou...

    Já me empolguei e escrevi demais, hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André, já vi que vc conhece bem sobre os carros MonJulie, e vc esta certíssimo nos seus comentários. Eu também gosto muito desta raridade e tenho 02 em Cabo frio-RJ, sendo 01 vermelho 1985 motor 1.8 Doc. Ok e outro branco motor 1.6 para restauração, aceito proposta. Contato: (22) 9943-5175 Email: marciobalzana@hotmail.com Abraços !!!!

      Excluir
  2. Gostei muito mais do temprão la atras.

    ResponderExcluir
  3. Assim que vi a foto , identifiquei o carro que costumava ver quando passava pela Ilha do Fundão.
    Sempre soube que era "Julia". Bela garimpagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Jorge e Geraldo (Antigos de Itaipu) tem Julia em Niterói, ambas 83.
    Pois é... as quatro que ví documento estavam com Julie... como até agora não achei nenhuma matéria nem propaganda de época, fico na dúvida. Mas não seria a primeira vez que o povo faz confusão com nome de carro.

    Parabéns pelo blog, é uma diversão. Cheguei aqui pelo post que você deixou no Gurgel À Vista.

    Abração,

    Gustavo

    www.antigosdeitaipu.com.br

    ResponderExcluir
  5. Opa, valeu Gustavo! Interessante saber que só em Niterói há dois desse... Se puder enviar fotos, seria bacana prá agregar ao blog!

    Seja sempre bem-vindo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Marcello Maia (via facebook)25 de outubro de 2011 às 03:01

    Nossa, que dó!!!

    ResponderExcluir
  7. Wendell Franck (via facebook)25 de outubro de 2011 às 03:02

    ja vu o Maverick sinistro q tem no tauá???

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi um desses aqui em São Paulo. Os "Dacon" desapareceram.

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigos, quando tinha 21 anos comprei meu primeiro carro e era uma Mon/Julie, linda, branca e muito conservada. Primeira modificação foi trocar o motor de 1.6 do Passat por um 2.0 do Santana.
    A linda Julie foi vendida para o meu Pai que continua conservando a princesa em bom estado, vou tentar postar as fotos.
    Um abraço e parabéns pela recordação.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, tenho 02 Mon/Julie para venda, sendo 01 vermelho 1985 em bom estado, motor 1.8 documento ok, e outro branco 1983 para restauração. Contato: 22 9943-5175 Marcio Balzana - Cabo frio-RJ.

    ResponderExcluir
  11. ola pessoal tenho um JULIA e vou vendelo contato (41) 96794651 com junior ou junior_moura90@hotmail.com abraços

    ResponderExcluir
  12. Marcio Balzana - 13 de Março de 2013 14:26

    Olá Pessoal, estou vendendo dois MUNJULIE Raridades!!
    Sendo 01 vermelho 1985 motor 1.8 Doc. Ok e outro branco motor 1.6 para restauração, aceito proposta. Contato: (22) 9939-5176 Email: marcio_balzana@hotmail.com
    Valor do Vermelho R$ 10.000,00 Aceito Proposta ou Troco por Moto alta.
    Valor do Branco R$ 5.000,00 Aceito Proposta ou Troco por Moto alta ou Bugre.

    Abraços !!!!

    ResponderExcluir
  13. o meu julie foi o 1 carro todos o chamavan de titanic e 83 verde estou vendendo claudio 21 93078939

    ResponderExcluir
  14. o meu julie foi o 1 carro todos o chamavan de titanic e 83 verde estou vendendo claudio 21 93078939

    ResponderExcluir
  15. Meu pai mandou fazer um destes em 83, era prata, foi vendido anos depois para um camarada de Niteroi. será que ainda existe este carro? ehehe.
    O bom deles é que tudo era em fibra(é monobloco). então se achar um, mesmo que em estado deplorável, dá pra refazer tudo e ficar como zero km.

    ResponderExcluir
  16. Galera vocês tinham que postar as fotos ou link para elas :)

    ResponderExcluir
  17. Matheus, só agora conheci seu blog... PARABÉNS... eu trabalhei na fabrica da Dankar por anos quando era lá em Jacarepaguá...

    ResponderExcluir
  18. Havia um verde metalico na rua Victor em Marechal Hermes - RJ. Ficava parado em frente a clínica de Oftalmologia do falecido Dr. Francisco. Ficava observando o carro sempre que ia me consultar lá. Não sei se ainda está por lá, isso já tem uns 25 anos. O carro era Lindão! (Ass. Gil Venerando).

    ResponderExcluir
  19. Havia um verde metalico na rua Victor em Marechal Hermes - RJ. Ficava parado em frente a clínica de Oftalmologia do falecido Dr. Francisco. Ficava observando o carro sempre que ia me consultar lá. Não sei se ainda está por lá, isso já tem uns 25 anos. O carro era Lindão! (Ass. Gil Venerando).

    ResponderExcluir
  20. Vi um hoje na alameda, placa de niterói mesmo,um marrom, 83/84, daí pesquisando achei a discussão (antiga) aqui.

    ResponderExcluir
  21. Vi um hoje na alameda, placa de niterói mesmo,um marrom, 83/84, daí pesquisando achei a discussão (antiga) aqui.

    ResponderExcluir
  22. Conheço um muito bem conservado no ES e na placa de identificação do motor está escrito " Júlia 86" ( vi essa placa hoje).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Provavelmente seja o meu. Comprei a pouco tempo do 1º dono. Carro muito integro, e com apenas 23mil km rodados. Como ficou muito tempo abandonado, necessita apenas de uma repintura e alguns pequenos acertos. Em breve será visto por aí....pq carro antigo foi feito para Rodar..
      Guilherme.

      Excluir
  23. Oi Bom Dia Eu Tenho um Ano 82 tou ageitando uma maravilha o carro o meu ta com um motor 1.8 ap com injeçao

    ResponderExcluir
  24. Tem mais alguém aqui em fortaleza que tenha um monjulie

    ResponderExcluir
  25. Boa noite !
    Tenho um 83 a venda se estiver interesse só me chamar
    21 994549863

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho um azul 1983 em São João de Meriti e estou restaurando

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...